Grêmio está se preparando para encerrar uma era na Libertadores
O Grêmio completou temporada extremamente importante em 2023, já que após um período conturbado, caminhou diretamente como o vice-campeão Brasileiro. Consequentemente, retornou às atividades da Copa Libertadores da América. O clube gaúcho se desdobra no Grupo C, ainda na última posição, acumulando apenas três pontos. O desempenho é inferior ao esperado.
Contudo, com as vitórias de Botafogo e São Paulo, de virada, é possível idealizar a classificação de todos os representantes brasileiros para as oitavas de final, o que não acontece desde a temporada de 2015. Desde então, algum clube é eliminado no processo. O Corinthians deixou a competição no ano passado, Bragantino e América em 2022, Santos em 2021, São Paulo em 2020 e Atlético Mineiro em 2019.
Antes disso, Vasco da Gama foi eliminado em 2018, Flamengo e Chapecoense em 2017 e Palmeiras em 2016. Vale ressaltar que Flamengo e Grêmio ainda buscam a classificação, e se a etapa encerrasse hoje, já estariam eliminados. No entanto, é possível que as equipes proporcionem a virada de chave, especialmente pelo favoritismo e pela expectativa criada.
Grêmio busca virada de chave em busca da vaga na Libertadores
Até o momento, o Grêmio entrou em campo em três oportunidades na Copa Libertadores de 2024. Na estreia, perdeu por 2 a 0 para o The Strongest, em seguida, perdeu pelo mesmo resultado para o Huachipato, e por fim, venceu o Estudiantes de La Plata fora de casa, por 1 a 0, buscando seus primeiros três pontos na tabela. O técnico Renato Portaluppi vai em busca da vaga.
Vale ressaltar que o Grêmio deveria ter entrado em campo na última quarta-feira (8), pela quarta rodada, em confronto com o Huachipato, líder do Grupo. O desafio seria fora de casa, no entanto, a Conmebol adiou o confronto, ainda sem data definida para realização. O Rio Grande do Sul vive situação de emergência, com as fortes chuvas e enchentes que deixam mortos e desabrigados.